Transfer de Recife para Porto Galinhas
Saímos de Recife rumo a Porto Galinhas com um taxista que nos foi recomendado pela pousada onde iríamos ficar em Porto Galinha, o Ismael.
O Ismael foi super atencioso, uma daquelas pessoas bondosas, que só de se estar com ele é um convívio calmo e sereno. Além disso, também foi um ótimo condutor, tanto que dormi o tempo quase todo entre Recife e Porto Galinhas. Em cima disto tudo, ainda cobrava um pouco menos que a agência que organiza transfers entre Recife e Porto Galinhas.
Combinámos tudo pelo Whatsapp e às 10 h, o Ismael já lá estava pronto para nos levar ao próximo destino: finalmente descanso!
Alojamento
Em Porto Galinhas, tivémos alguns problemas com humidade no quarto da Pousada Sonho de Mar: janela que não fechava e até fios à vista na banheira… o quarto que nos deram era absolutamente terrível. Recusámo-nos a dormir lá, e então arranjaram-nos um outro quarto que estava disponível (esse sim ok, estava em condições).
O café da manhã na pousada era muito simples mas ótimo, super caseirinho. Tinha frutas tropicais, mandioca, batata doce cozida, ovos mexidos, pãozinho, leite, cereais etc.
O que fazer
Depois disso, percorremos a pé 1 km até ao centrinho, onde se encontram os famosos letreiros de Porto Galinhas. No caminho até à praia, falámos com os representantes de agências sobre ofertas para passeios. Já tínhamos perguntado na pousada, mas os valores eram elevados. Então procurámos algo mais em conta. Conseguimos fechar por um preço que considerámos razoável com a agência Pimentel Turismo 2 passeios: um de buggy com várias paragens ; e outro passeio coletivo até praia de Carneiros.
Fomos curtir a famosa praia de Porto Galinhas na maré alta. Sabemos que na maré-baixa se formam uma piscininhas naturais, é mais giro. Deu para relaxar, e de seguida fomos jantar. Optámos por camarão no abacaxi. Eu confesso que não fiquei grande fã, pois achei o molho um pouco enjoativo. Mas é um prato com muito potencial para ser bom, simplesmente acho que não fomos ao melhor restaurante. A Inês gostou muito, por isso vai do gosto de cada um.
Depois de jantar, explorámos o artesanato pela rua principal do centrinho que é muito a coisa mais linda, super colorido e alegre! Também ficámos fãs de uma loja de roupa super criativa: ainda comprámos lá várias peças!
Passeios de Porto Galinhas
Passeio até Praia de Carneiros com circuito de barco
O guia da Pimentel turismo, veio-nos buscar à pousada para iniciarmos o nosso passeio até Praia de Carneiros. Chegando lá, esperámos um pouco pelo nosso barco na esplanada de um restaurante, e às 10h30 estávamos a iniciar o passeio. Eu adorei todas as paragens deste passeio e recomendo muito a todos os que quiserem ter um dia a fazer coisas diversificadas e descontraidamente.
A primeira paragem foi nas piscinas naturais! Adorámos, pois dava para fazer snorkeling e ver peixinhos… a maioria são aqueles peixes de águas tropicais (sobretudo aqueles a que eu chamo peixe-abelha de riscas pretas e amarelas). Dá para ficar à vontade, pois nas piscinas todos têm pé e é um ambiente mais protegido em vez de alto-mar.
A segunda paragem foi num banco de areia, uma espécie de ilha de areia no meio do mar, com uma vista 360º sobre aquela imensidão de coqueiros e paraíso tropical. Incrível! Aí, à saída do barco, deram-nos a provar a cocada mais deliciosa que eu já provei na vida! Simplesmente nunca mais provei uma melhor. Quando regressei ao barco, comprei meia dúzia ao rapaz que nos tinha oferecido para provar. Valeu muito a pena (ai, voltava a comer uma cocada daquelas agora mesmo!).
A terceira paragem foi na praia da argila, em que tivémos a oportunidade de barrar o nosso corpo com argilas de várias cores, cada uma mais milagrosa que a outra para uma variedade de mazelas: celulite, espinhas, a até doenças de coração e do sistema respiratório. Aquelas argilas curavam todos os males e mais alguns hahahah Apesar da banha da cobra, gostei muito desta paragem, e a nossa pele saiu de lá maravilhosa!
A última paragem foi a praia da igrejinha, o que a torna super fotogénica. Valeu umas boas fotos e uns belos mergulhos também!
Adorámos o dia na praia de Carneiros, considerada no TOP 5 de melhores praia do Brasil! Mas é importante levar protetor solar, chapéu e água. O sol em Pernambuco não dá tréguas. Nas horas de maior calor, entre as 11 h e as 15 h, é completamente impensável alguém estar na praia diretamente exposto ao sol.
Passeio de buggy
Este foi um dos passeios que rendeu as fotos mais bonitas da viagem!
Entre dunas e coqueiros, lá fomos conhecer as praias maravilhosas, algumas mais indicadas para o surf. No entanto, estava um vento bastante desagradável neste dia, pelo que ficámos mais a curtir as vistas. O buggy torna-se super catita para umas fotos diferentes e originais. Há também uma paragem, em que pudemos tirar fotos com drone humano (ou seja, um rapaz sobre ao coqueiro e tira as foto de lá de cima): o resultado é incrível!