Krabi – Tailândia

Quando visitar?

De Novembro a Março.

Onde se hospedar?

A minha principal sugestão é que fiquem hospedados perto de Ao Nang beach, pois esta praia é o ponto de partida para vários passeios. Além disso, fica perto dos mercados noturnos e de animações de rua, como os famosos shows de fogo ao pôr do sol em Ao Nang. 

Nós ficámos no hotel do booking, Loma Place, que ficava a 35 min a pé da praia. Sendo demasiado longe para irmos a pé, durante o dia tinhamos uma boleia do nosso host, que nos transportava no seu calhambeque (uma mota com um atrelado onde nós seguíamos com uma segurança deveras dúbia). À noite, optávamos por chamar um Grab (o Uber da Ásia), cujo valor médio rondou os 3 euros por viagem. 

Que passeios fazer em Krabi?

Recomendamos muito fazerem 3 passeios de tail boat:

  • Passeio a Railay beach
  • Passeio das 7 ilhas
  • Passeio das Hong Islands

Se tiverem tempo extra, podem ainda explorar o interior de Krabi num passeio às hot springs, emerald pool, Blue hole.

Blue hole

Emerald pool

Como fazer os passeios?

Passeios de longtail boat

Esta é uma dica de ouro para a vossa viagem! Fizémos os 3 passeios com a agência de tailboats Ao Nang longtail boat service, que é basicamente um quiosque de venda de bilhetes do lado direito da praia de Ao Nang, e em frente ao restaurante Wanna’s Place

Referência para Google maps:

Fica em frente à loja We Krabi Shop e Green Planet travel, na praia de Ao Nang.

Localização: 2RM9+FJV, Ao Nang, Mueang Krabi District, Krabi 81180, Tailândia

A grande vantagem de fazermos os passeios com esta empresa é que não é necessária uma reserva. Aparecemos no dia em que pretendemos fazer o passeio, alugamos um tailboat para o passeio desejado e siga! É super flexível, prático e mais barato.

Preços dos passeios com o tailboat pela empresa Ao Nang longtail boat service:

  • Railay beach: 100 baths por pessoa (ida e volta)
  • 7 ilhas (paragens em Pakiba, Poda e Chicken island): 2000 baths por barco (até 4 pessoas)
  • Hong Islands: 3000 baths por barco (até 6 pessoas)

Passeio às hot springs, Emerald pool e Blue hole:

Reservamos através do GetYourGuide. 

Fotos das hot springs abaixo.

Hot springs

Onde comer?

Existem várias opções de Night markets com várias comidinhas. O nosso favorito foi o Wednesday night market, que está aberto todas as noites (e não apenas à quarta-feira), a partir das 17 h. 

Eu experimentei espetadas de atum, salmão com vegetais, e molho picante claro!

Para um jantar mais requintado, ou um pequeno almoço reforçado, sugerimos o restaurante Wanna’s Place ( Swiss and Thai) que fica em frente à agência de tailboats que sugerimos. Foi lá que comi um dos melhores pratos da viagem: peixe (stewed fish) em molho de lima. Delicioso! Os preços para almoço/jantar rondam os 15 euros. 

Os passeios valem a pena?

Para todos os passeios de barco a resposta é SIM, mil vezes sim! E porquê?

Railay beach

Uma das praias mais bonitas da Tailândia, pela natureza em volta absolutamente deslumbrante! Na opinião do Francisco é a praia mais bonita da Tailândia, na minha é a segunda mais bonita a seguir a Maya Bay. Mas é sem dúvida espetacular de maravilhosa! Imperdível. Esta praia apenas é acessível de barco.

Railay beach

De Railay existe uma trilha até à chamada gruta da fertilidade. A praia que dá acesso à gruta é das mais agradáveis onde estivemos !

Praia da gruta da fertilidade

Gruta da fertilidade

Dicas para ir a Railay beach

  • Os tail boats de Ao Nang para Railay partem regularmente à medida que vão enchendo, a partir das 8h.
  • Comida: há bastantes opções de restaurantes, cafés e até alguns supermercados, pelo que não faltam opções para comer. 
  • Cuidados: atenção aos macacos que adoram roubar mochilas (sobretudo se estas lhes cheirarem a comida, claro!). 
  • existem trilha que dão acesso a grutas e a uma lagoa, mas são escarpadas e pouco acessíveis. Caso tenham mais tempo e estejam em modo aventura, levar ténis é imprescindível. De chinelos não vai dar jeito. 
  • Existem alojamentos em Railay beach, mas no geral são mais caros do que em Ao Nang. 

Passeios das 7 ilhas

Foi o passeio mais chill que fizémos em Krabi, com bastante tempo para aproveitar em cada uma das ilhas. Na verdade, das 7 apenas 4 podem ser visitadas (as outras apenas vemos de passagem). Duração: das 8h às 16h. 

  • Pakiba Island: a ilha que tem a praia que aparece nos cartões postais de Krabi. Maravilhosa! Passámos bastante tempo de molho, com uma paisagem deslumbrante e praticamente deserta em volta. Isto porque chegámos antes das 10 h, hora em que ainda não existem muitos barcos por ali. 

Pakiba Island

  • Chicken island: a ilha que foi esculpida pela natureza em forma de galinha. Esta ilha não tem praia, mas é um local perfeito para a prática de snorkeling (a partir do barco), onde se podem ver vários peixinhos tropicais na água cristalina.
  • Poda island: tem uma praia de grande extensão de areia. Se a percorrermos quase que damos a volta à ilha a pé. É uma ilha que dá para aproveitar bastante pois tem praia 360 graus com belas paisagens de todos os ângulos. Água maravilhosa em tons de azul e verde. 
  • A quarta é Railay beach, para para essa já tinhamos dedicado um dia interno exclusivo. Por isso, fizémos skip e aproveitamos as restantes.

Passeio de Hong Island e Hong Lagoon

Hong lagoon é de uma beleza estonteante. 

Hong Lagoon

Já em Hong Island existe uma escadaria enorme que nos leva até um miradouro (acreditem que vão querer usar ténis para subir!). A vista é maravilhosa. Faz lembrar Halong Bay no Vietnam, mas a água é mais cristalina.

Vista do miradouro de Hong Island

Existe ainda uma trilha em volta da ilha, pela floresta. Aconselho a irem em grupo, pois é mais divertido e seguro. 

Tivémos ainda tempo para usufruir da praia de águas quentes e cristalinas, claro! A praia mais perto do cais é de águas pouco profundas, e tem rochas pelo que é mais adequada para um banho rápido. Já a praia mais afastada do cais tem águas mais profundas e permite a prática de snorkeling! Tem também um daqueles baloiços típicos das praias Tailandesas. 

Dicas: 

  • comida: aconselhamos a levarem alguns snacks e água para o passeio. No entanto, existe infraestrutura na ilha Hong, pelo que não precisam de se preocupar. Almoçámos (muito bem!) comida tailandesa no restaurante da ilha e ainda milho assado (um ótimo alimento de que ficámos fãs em vários dos nossos passeios pela Tailândia). 
  • Para este passeio levem chinelo e ténis para caminhada (vai ser útil na subida da escadaria até ao miradouro em Hong island). 
  • apenas é possível entrar em Hong Lagoon caso a maré esteja baixa, por isso confirmem com o vosso barqueiro qual o melhor horário para fazerem esta paragem (muitas vezes eles não verificam a tábua de marés antes).

Para além de tudo isto, não preciso de dizer que a água é quentinha em todas estas praias!!!

Deixe um comentário